Colelitíase

Pedras na vesícula biliar (Colelitíase)
O que é a vesícula biliar?
A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado na face inferior do fígado, onde a bile se concentra e de onde é lançada ao intestino delgado.
O colesterol é responsável por cerca de 75% dos casos cálculos biliares, que nada mais são que minúsculas pedras formadas pelo acúmulo de substâncias.
A dor causada pelos cálculos na vesícula é conhecida como cólica biliar, que se caracteriza por dor intensa no lado direito superior do abdome ou nas costas, na região entre as omoplatas.
Quais os sintomas que as pedras podem causar?
Alguns cálculos na vesícula podem ser assintomáticos, mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdome, que se irradia para o dorso ou tórax.
A dor, normalmente, aparece após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.
Qual é o tratamento para pedra na vesícula?
O tratamento mais indicado para pedras na vesícula é a cirurgia por laparoscopia, que requer poucos dias de internação hospitalar e cuidados.
Dr. Otávio Sia é médico graduado pela UFMG (2007) e cirurgião geral especialista pela FHEMIG – Hospital Júlia Kubitschek, com vasta experiência em cirurgias de vesícula por Videolaparoscopia. Ele faz parte do corpo clínico da Endosom e poderá ajudá-lo a sanar suas dúvidas em relação à pedra na vesícula (colelitíase) e o seu tratamento.