Dr. Otávio Nunes Sia

Coloproctologista

Dr. Otávio Nunes Sia nasceu em Belo Horizonte em 1982, aos 5 anos mudou-se juntamente com sua família para Patrocínio onde concluiu seus estudos no ginásio e científico do Colégio Atenas.

Aos 18 anos foi aprovado no vestibular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, onde concluiu o curso em 2007. Neste mesmo ano realizou Surgery Internship at Colon and Rectal Disease Center na cidade de Orlando – Flórida sob a batuta do Professor Dr. SW Larach estabelecendo  profícuo vínculo.

Retornou ao Brasil em 2008 e iniciou a residência médica em cirurgia geral no hospital Julia Kubitschek – FHEMIG na cidade de Belo Horizonte, sendo residência credenciada pelo MEC. Em 2009 recebeu o Título de Cirurgião Geral registrado no conselho regional de medicina e associação médica brasileira.

No ano de 2010 mudou-se para a cidade de São Paulo para dar seguimento a sua formação ingressando na residência médica em coloproctologia no Hospital Santa Marcelina concluindo no ano seguinte. Também recebeu o título de Coloproctologista registrado no conselho e associação.

Estudioso e sempre interessado na produção científica, realizou diversos trabalhos durante a graduação, destacando o projeto de iniciação científica o qual foi bolsista pela FAPEMIG no instituto Hemominas. Realizou também o projeto de iniciação científica no Hospital das Clínicas da UFMG, junto a pacientes portadores de câncer de cólon e reto. Após a graduação, realizou trabalho com cirurgia experimental em ratos, no laboratório da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo onde foram alcançados resultados promissores.

Participante ativo de eventos científicos, elaborou, executou e apresentou inúmeros trabalhos durante sua vida acadêmica. (vide currículo lattes). Recebeu duas premiações como melhor tema apresentado no Congresso Brasileiro de Cirurgia 2006 e no Congresso Mineiro de Clínica Médica 2005.

Durante a formação interessou-se em cursos complementares, destacando dois cursos internacionais de VideoColonoscopia em 2011 e 2012

Trabalhou como plantonista no Hospital Regional de Betim atendendo casos cirúrgicos de urgência e emergência.

Em São Paulo faz parte do corpo clínico do Hospital Santa Marcelina, trabalhando no pronto socorro cirúrgico como preceptor do programa de residência médica em cirurgia geral, prestando assistência a casos de politraumatizados além das urgências e emergências não traumáticas. Foi membro do Hospital Cruz Azul onde realizava as cirurgias eletivas. Foi também Colonoscopista do grupo DASA, atendendo no laboratório Delboni.

No ano de 2012 retornou a sua cidade de coração, Patrocínio. Faz parte do corpo clínico da Clínica EndoSom, atendendo pacientes com doenças coloproctológicas, realizando colonoscopias e cirurgias.

Conheça o currículo acadêmico completo clicando no link lattes : http://lattes.cnpq.br/3059523303339259